Pedaladas fiscais TCU rejeita recurso da União e mantém reprovação das contas de 2014 do governo

O Tribunal de Contas da União rejeitou recurso apresentado pelo governo federal e manteve o parecer pela reprovação das contas de 2014. Em decisão desta quarta-feira (9/12), a corte reafirmou o entendimento de que o atraso do repasse do Tesouro aos bancos públicos que financiam programas sociais fez com que as instituições financeiras se tornassem credoras da União, o que é proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. São as chamadas pedaladas fiscais.

De acordo com o relator do recurso, ministro Vital do Rêgo, “atrasar por longo tempo o pagamento correspondente à equalização de taxas de juros equivale a financiar-se junto aos bancos oficiais”. A defesa da União afirmava que os contratos firmados entre o Tesouro e os bancos previam remunerações variáveis de acordo com os resultados financeiros. Por isso, o atraso no repasse não eram operações de crédito, mas formas de garantir a continuidade das prestações de serviços pelo governo.

O TCU negou, mais uma vez, essa interpretação. A primeira rejeição das contas do governo aconteceu em abril deste ano. Naquela ocasião, em votação-relâmpago de 19 minutos, a corte entendeu que as pedaladas fiscais cometidas em 2013 e 2014 violaram a Lei de Responsabilidade Fiscal. “O mesmo precisa ser dito em relação às subvenções pagas pelo BNDES e pelo Banco do Brasil”, acrescentou Vital do Rêgo nesta quarta.

A rejeição das contas da presidente é um dos elementos citados pelos autores do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff, os advogados Helio Bicudo e Miguel Reale Jr. Além das pedaladas de 2014, eles juntam ao pedido parecer do Ministério Público de Contas que enxerga repetição das pedaladas em 2015. O pedido de impeachment foi admitido pelo presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) na semana passada.

Para 2016, o TCU tem na pauta a responsabilização dos envolvidos nas pedaladas. O tribunal aponta o envolvimento de 17 autoridades — entre as quais não está a presidente Dilma. Estão arrolados no processo o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o ex-presidente do Banco do Brasil Ademir Bendine (atual presidente da Petrobras), o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Hereda, o ex-secretário do Tesouro Arno Augustin e o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini. O relator é o ministro José Múcio Monteiro. Com informações da Agência Brasil.

Áreas de Atuação

Últimos Posts

Compartilhe este post nas suas redes sociais!